Legado Digital: Iphone tem recurso que você precisa ativar antes de morrer

Após o seu falecimento, o seu “herdeiro” poderá entrar em contato com a Apple, com a chave de acesso e o atestado de óbito.




GiroNerd, Tecnologia

A atualização do sistema operacional dos iPhones lançado pela Apple em dezembro traz uma funcionalidade importante para usuários que atendem a dois requisitos. São eles: 1) você tem um Iphone 2) você vai morrer um dia. Caso você cumpra os dois itens, preste atenção nesta atualização para o iOS 15.2.

A nova versão do sistema operacional utilizado pelos dispositivos da Apple traz uma série de novidades e correções de erros. Entre elas, a possibilidade de escolher um contato que poderá acessar algumas funcionalidades de seu celular ou tablet após a sua morte. Essa opção já está disponível há anos no Google e no Meta, novo nome do Facebook.

A funcionalidade se chama Legado Digital e, após a atualização do seu celular para o novo iOS, você poderá selecionar seu herdeiro nas configurações do aparelho. Veja abaixo como escolher a pessoa que terá acesso aos seus dispositivos após a sua morte:

  • Atualize seu iPhone para o iOS 15.2
  • Acesse Ajustes
  • Toque em seu nome, no topo da tela
  • Toque em “Senha e segurança”
  • Selecione “Contato herdeiro” e depois Adicione Contato de Legado
  • Siga o passo a passo e selecione um contato de sua Agenda ou família cadastrada na sua conta da Apple
  • Compartilhe com o contato a chave de acesso

Caso deseje, anote em um caderno ou guarde em local digital seguro a sua chave de acesso. O seu contato não precisa ter um dispositivo iOS.

Após o seu falecimento, o seu “herdeiro” poderá entrar em contato com a Apple no https://digital-legacy.apple.com/ com a chave de acesso e o atestado de óbito. A empresa irá retornar o contato, realizar confirmações que podem levar até duas semanas e enviará um passo a passo de como acessar os dados.

Nesta primeira versão, não é possível selecionar o que o herdeiro — ou herdeiros — poderão ter acesso. Após a confirmação de sua morte, a Apple concederá permissão para visualizar os dados de Fotos, Contatos, Mensagens, Calendário, arquivos no iCloud, Backup, chamadas realizadas, favoritos, dados do app de Saúde e notas. Os herdeiros não conseguirão ver senhas, cartões e dados de compras e assinaturas, nem enviar emails ou mensagens.