TikTok lança centro de informações para conter rumores sobre o aplicativo

O TikTok parece esperar que seu novo centro de informações ajude a reprimir tais relatórios e tranquilize as pessoas de que é seguro




GiroNerd, Tecnologia

Em meio a negociações em andamento sobre seu futuro, e sua provável venda para uma organização americana para evitar uma proibição nos Estados Unidos, a TikTok lançou esta semana um novo centro de informações , que diz ” servirá como uma fonte de verdade” em contra os vários rumores em torno do app.

O ‘The Last Sunny Corner of the Internet’ é o próprio TikTok neste contexto, não é o título do hub de informações.

Conforme explicado pelo TikTok:
“A transparência está em nossa essência, e estamos comprometidos em liderar o setor em segurança e responsabilidade. Hoje, estamos dando mais um passo para continuar a construir confiança com nossa comunidade TikTok, apresentando os fatos – em nossas próprias palavras e nas palavras de especialistas líderes em segurança cibernética, mídia e academia – porque não apoiamos nem defendemos a disseminação de desinformação em nossa plataforma ou sobre nossa plataforma.”

Essa desinformação, de acordo com a TikTok, é o que leva à Ordem Executiva do governo dos EUA, que efetivamente forçará a controladora ByteDance a vender a TikTok para uma empresa dos EUA.

Dentro do EO da Casa Branca, emitido em 6 de agosto, o governo dos EUA identificou duas ameaças principais representadas pelo aplicativo de vídeo de formato curto:

  1. O TikTok coleta “vastas faixas de informações de seus usuários”, que poderiam ser compartilhadas com o governo chinês, potencialmente permitindo-lhe “construir dossiês de informações pessoais para chantagem e conduzir espionagem corporativa”.
  2. O TikTok também censura conteúdo que o Partido Comunista Chinês considera politicamente sensível, “como o conteúdo sobre protestos em Hong Kong e o tratamento da China aos uigures e outras minorias muçulmanas”.

Nenhuma dessas alegações foi efetivamente comprovada, embora vários relatórios oficiais tenham sugerido que há motivo para preocupação, e o governo dos Estados Unidos citou repetidamente evidências confiáveis de tal, sem a divulgação pública de especificações.

TikTok protestou contra eles em sua resposta oficial à Ordem, dizendo que:
“O texto do [EO] deixa claro que tem havido uma dependência de” relatórios “sem nome, sem citações, temores de que o aplicativo” possa ser “usado para campanhas de desinformação sem comprovação de tais medos e preocupações sobre a coleção de dados que são o padrão da indústria para milhares de aplicativos móveis em todo o mundo.”

Posteriormente, a empresa ameaçou com ação legal contra o governo dos Estados Unidos por sua ação, mas até agora, nenhum dos lados fez qualquer movimento a esse respeito.

O TikTok parece esperar que seu novo centro de informações ajude a reprimir tais relatórios e tranquilize as pessoas de que é seguro, que não está em dívida com o governo chinês e que o TikTok é um aplicativo confiável e seguro para uso em todos os aspectos.

O centro de informações compartilha uma série de anúncios oficiais da TikTok, bem como notícias que refletem a plataforma de uma forma positiva.

Também possui uma seção chamada ‘Opiniões de Especialistas’, que mostra vários relatórios sobre sua plataforma, seus algoritmos e seus impactos mais amplos.